terça-feira, 9 de agosto de 2011

1ª Reunião de Pais!!!

Dia 28 de Julho participei, pela 1ª vez, de uma reunião de pais!!! Ai, ai, ai, que coisa!... nunca me imaginei numa situação dessa, mas confesso que, como mãe e mulher, foi bom d+!!! Me senti importante... importante por ser responsável por uma pessoinha tão indefesa e delicada, mas que um dia estará no msm lugar em que estou... vendo como a vida passa rápido.

A dona da creche é psico-pedagoga e nos ensinou como somos responsáveis pelo futuro de nossos filhos segundo as atitudes que tomamos com eles hoje, ainda bebês. Eu sempre acreditei nisso, que a pessoa que somos hoje é resultado da criação que nossos pais tiveram quando ainda éramos crianças. Claro que ao longo dos anos somos capazes de escolher nossos caminhos, mas no fundo, no fundo, ainda temos o "molde" que nossos pais escolheram para nós.

Ela explicou sobre as 3 primeiras fases das crianças:
- zero a dois anos: fase oral, é como se o mundo começasse pela boca. A descoberta da alimentação, dos dedinhos, dos pezinhos, o paladar e etc. A maioria das crianças se acalma com a chupeta, devido a sucção. Mas até os dois anos a mesma deve ser tirada da criança, para que não "prolongue" essa fase e atrase o início da segunda, que é;

- de dois a três anos: época de tirar a fralda. Aqui o trabalho realizado pelos pais é ensinar a criança a urinar/defecar no lugar certinho. Ela deixa de ser um bebê e passa a ser um pouco mais independente. Começa a aprender coisas importantes que podem ser feitas por elas mesmas, como avisar que sente vontade de ir ao banheiro. O máximo é três anos, se não novamente pode atrasar a última fase, que é;

- a partir dos quatro anos, que é a do complexo de édipo, ou seja, a criança aprende a diferença entre os sexos masculino e feminino. A pedagoga nos avisou que é importante que o pai/mãe não devem mais dar selinhos na boca dos filhos a partir dessa idade, pois pode confundí-la com a figura de pai/mãe e a pessoa do seu sexo oposto.

Havendo prolongamentos e/ou atrazos dessas fases a criança pode ter um futuro desastroso como pessoa. Pode ser acanhada, ansiosa, perturbada, enfim...

Cada mãe/pai presente recebeu a avaliação do seu filho. Um relatório contendo a personalidade do pequeno segundo as observações que as professoras e a pedagoga fizeram ao longo do sementre.

Davi não tem dois meses de creche, ou seja, pouco tempo, mas percebi que elas executam um trabalho maravilhoso, pois descreveram exatamente a mesma personalidade que enxergo meu sapecudo. Transcrevo abaixo o relatório de Davi. Vamos lá.

"Sócio-afetivo: Davi é amável, tranquilo, carinhoso e sorridente. Mantém uma boa relação afetiva com as professoras e gosta de brincar com todos os amigos. Participa das festas escolares com alegria.
Motor: Exploramos diversas formas do desenvolvimento da criança através de atividades propostas no reconhecimento de imagem do seu corpo. Davi adora ficar em pé na frente do espelho. Apesar de engatinhar, Davi só quer fazer uso da barra, descobriu que assim pode se locomover. Para estimular a sua capacidade motora, trabalhamos com a psicomotricidade fazendo estimulação com rolo, ponto de equilibrio e rolamento, gosta de fazer massagem, brincar na piscina de bolinhas e no balanço.
Emocional: Davi é independente, sempre vai pegar seus brinquedos. Gosta de estar perto dos amigos, interagindo durante durante as brincadeiras, ele quase não chora. Dorme com o auxílio da chupeta e paninho.
Linguistico: Trabalhamos a linguagem gestual com dramatização de histotinhas cantadas, fantoches, caixa surpresa e rodinha de conversas incentivando a capacidade de imaginação da criança durante as cantigas de toda. Davi gosta de interagir com a turma, ouvir a professora tocar violão. Já balbucia e se epressa com sorrisos.
Alimentação: No lanche faz uso de mamadeira com leite que traz de casa. Na janta aceita tudo que lhe é oferecido, ainda não faz restrições. Gosta de sucos. Sua comida é amassadinha."

Esse último item, por sinal, a pedagoga disse que o Davi É O PRIMEIRO a tomar a mamadeira e a jantar, porque se ele vê outro bebê comendo, ele chora horrores!!! E eu, claro que acreditei, porque em casa é da mesma forma... ele acaba de comer o dele, se vê a gente comendo, resmunga querendo também... ai, ai, ai, se essa moda pega... pior que já pegou!!! Mas, melhor comer bem do que não comer nada!!!

Te amo por demais da conta filhote!!! Tá cada dia mais forte, grande e sapecudo!!!

Um comentário:

Rafaella disse...

Que legal essa creche...
Gostei das observações que elas fazem..
Quer dizer que prestam atençao para as necessidades dos bebes...
Adorei...
bjão

Nossa Família...