quarta-feira, 10 de março de 2010

A importância do sono

É imprescionante como uma noite bem dormida é capaz de transformar a vida de um ser humano. Adpta àquelas mulheres que sofrem de insônia, somente agora, após ler a matéria " O que é e para que serve o sono", percebi o quanto o meu organismo é prejudicado e estou disposta a mudar de vida.

O sono não serve apenas para suportarmos o dia seguinte, a agitação, as atribulações, as horas marcadas para fazer exatamente tudo o que está anotado na agenda, ou melhor, em algum pedaço de papel, porque a agenda é sempre esquecida de abrir no dia seguinte. E sabe porque desse esquecimento? Porque a noite passada não foi a das melhores... os pensamentos e as preocupações dividiram comigo o espaço que sobra na cama, pois ao meu lado encontra-se o marido que dorme praticamente "em cima de mim"... e o que me resta disso tudo??? Inúmeras tarefas não cumpridas ao longo do dia, cansaço, sonolência e muita, muita preguiça.

Mas peraí, eu sei que eu não posso passar por isso todos os dias da minha vida. Eu preciso dividir o meu tempo, minhas prioridades, meu limite e minhas vontades. Por isso mesmo que estou surpresa com a matéria que acabei de ler, como dito antes.

Agora eu já sei que o sono não serve apenas para suportar o dia seguinte adiante e acabo de aprender que é o sono que nos mantém jovens e sadios (resumindo).

Divido em 05 fases, o sono pode ser interferido por inúmeros fatores, tais como iluminação, barulho, cheiro, hábitos e etc. Mas para que ele não seja prejudicado, nosso organismo libera a melatonina, hormônio responsável em nos "avisar" que realmente está na hora de dormir e nada mais. Nessa hora, o simples piscar de olhos é capaz de nos levar àquele cochilo maravilhoso que acaba se transformando em um sono profundo... pronto... está aí a fase mais importante do sono... a fase do sono "rem", dos sonhos...

Durante o sono profundo, o cérebro produz a liberção de melatonina que, consequentemente, mantém e/ou expande as redes de neurônios associados à memória e ao aprendizado... por isso que minha mãe sempre dizia para não ficar estudando madrugada a dentro da véspera da prova porque nada iria adiantar... somente atrapalhar... hehehehe

Enfim, dormir bem, além de qualidade de vida, nos deixa mais maduros e inteligentes!!!

Será que hoje terei insônia??? Precisarei de tomar remedinho??? Acredito que não... quero absorver tudo o que acabo de aprender!!!

O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade.
Michel de Montaigne (escritor francês)
Bjo bjo

2 comentários:

Tati Arrebola disse...

Tomei uma vez um comprimido aqui que se chama melatonina..... nem sabia que era o hormonio do sono. So sei que nao me fez nadinha.....hahahaha
Amigaaaaaaaaaa relaxa que vc dorme!
Beijos,

Vavá disse...

É, dormir mal faz muito mal mesmo! inclusive dificulta o emagrecimento... também li isso. Não que vc precise! rs... é só um comentário! mas enfim, o importante é tentar relaxar... sei que quem tem insônia acaba tendo mais e mais por causa do psicológico, por isso acho que seria legal vc procurar um psicólogo ou algo assim. Um amigo meu tá fazendo um tratamento. Ele dorme com uma máscara de respiração. Disse que nunca dormiu tão bem na vida dele! enfim, vale tudo!
bjosssssssss!

Nossa Família...