domingo, 26 de setembro de 2010

Curso de Gestante

Antes de viajar de férias (final de Julho) eu havia procurado Curso para Gestantes, mas muitos deles ou já haviam sido realizados, ou iriam acontecer durante a viagem, então deixei para quando retornasse. Retornei em meados de Agosto e esqueci de marcar... quando me dei conta, já estávamos em Setembro e minha colega Fernanda, também gravidinha, me falou que ela tinha se inscrito na próxima turma e que seria dia 25, no hospital em que eu queria fazer msm... liguei, mas nada, inscrições esgotadas... fiquei muito triste, mas não desisti!

Ontem, ao acordar, ao invés de ir para a loja trabalhar, troquei de rota e fui ao hospital... lá estando, fiquei... consegui um lugarzinho no meio de tantas mamães e papais de primeira viagem em busca de um help!!! Na parte da manhã marido não pode ir, ficou na loja... mas tb consegui uma vaguinha para que ele fosse comigo no período da tarde... como diz a música de Renato Russo, cujo lema carrego em meu coração, quem acredita, sempre alcança!!!

Eu realmente estava preocupada em não fazer esse curso... tenho plena consciência de que somente a convivência com Davi dia após dia é que aprenderei o que será melhor para ele, o certo e o errado, mas participando de um curso especializado, ouvindo profissionais de áreas diferentes e vendo demonstrações ali, na minha frente, de posições para amamentar, como cuidar dos seios, dar banho, trocar fraldas e etc., deu um basta em muitas dúvidas que martelavam minha cabeça!!!

Como cheguei 1h30 após o início, afinal de contas a "penetra" aqui achou melhor que seria mais conveniente esperar um pouco as inscritas ocuparem seus devidos lugares, a palestrante estava encerrando suas conclusões sobre parto normal X cesárea e transmitiu um videozinho (que confesso que deveria ter chegado mais 5 min. depois) de um parto normal cuja mãe estava sentada e a médica na frente dela... meu Deus, o que foi aquilo... é incrível mesmo como é o corpo humano, essa obra divina... ver um nenenzinho saindo daquele buraquinho, que virou um buracão (desculpe-me a expressão, rs) foi tenso!!! E não foi tenso só para mim não... o auditório, lotado, fez um murmurinho... cômico!!! Confesso que ainda tenho dúvidas de qual parto será melhor para mim... meu GO é 100% cesárea e só fiquei sabendo disso depois na 2ª consulta com ele, quando deveria estar com 3 ou 4 meses de gestação... Vou explicar porque.. eu consultava com minha GO há 12 anos (desde os 17 e de quando comecei a namorar marido) e quando decidi engravidar, ela, como sempre seca e sem graça, simplesmente não demonstrou sequer um gesto de carinho... tudo bem... 3 meses depois, engravidei e voltei nela levando o Beta HCG... marido foi comigo, felizes da vida e ela somente me mandou fazer a ultra endovaginal e mais uma bateria de exames, sem nem um pequeno parabéns que seja... era o mínimo que eu esperava... não sei se esperei demais dela, mas pude perceber que era apenas "mais uma grávida" e não a "Larissa grávida"... decidi dar um basta e procurar outro GO, que me desse mais atenção e carinho. Foi aí que uma amiga me indicou o atual, que fez o parto da irmã dela e que, coincidência ou não, trabalha no mesmo Instituto de Ginecologia e porta ao lado da antiga GO... Fui super bem recebida por ele, chorei horrores na 1ª consulta, expliquei tudo e ele, como sempre, super carinhoso e delicado... levei o ultra e os exames que tinha feito e já estava com 10, indo para 11 semanas... foi quando ele me mandou fazer o ultra mais importante, a Translucência nucal... resultado... se tivesse continuado com ela, teria perdido essa ultra... enfim, mas confesso que quando soube que ele preferia a cesárea, fiquei tensa, pois o que eu queria realmente era tentar um parto normal e, não obtendo êxito, a cesárea... claro que não penso em sentir 5,8,10 horas de dor, mas pelo menos umas 3 ou 4 acho que aguentaria... dependendo de como será essa dor... rs!

Após essa palestra, outro médico veio explicar as anestesias para os dois partos... sinistro o tamanho da agulha da anestesia da cesárea!!! Mas, não tenho para onde fugir né... Ah, ele revelou, como experiência própria, que quando a esposa estava grávida das gêmeas (hoje com 19 anos), ele cantava uma musiquinha para elas, sempre... e quando elas nasceram, nos momentos de crise, ele cantava essa musiquinha e elas se acalmavam e até hoje as filhas dizem que lembram dele cantando a música e do quanto elas gostavam... Achei muito lindo e sei que realmente o bebê escuta dentro da barriga da mãe, já li várias vezes sobre isso e tb, na prática, estou vivendo essa emoção. Eu converso muito com Davi e é incrível como ele responde... com chutes, claro!!! Mas quer ver ele se mexer msm é quando marido abre a boca... nossa Senhora, é só ele falar cadê meu filho, cadê?, que ele se remexe muuuuuuuuito... âmo!!! Coincidências à parte, ainda essa semana eu me peguei pensando nisso, em escolher uma música para mim e meu filho, só para nós dois e que transmite o momento em que estamos vivendo... já havia pensado em uma e lá no curso eu ouvi outra música e decidi por essas duas músicas... A que eu já havia escolhido é Um anjo do céu, da banda de reggae Maskavo e se encaixa perfeitamente com o momento! A que ouvi no curso é super conhecida, delicada, a letra é linda e que combina com diversos momentos, é a Fico assim sem você, da Adriana Calcanhoto... então foram essas minhas músicas escolhidas e que refletem o amor que sinto por ele!!!

Depois uma nutricionista expôs e fomos almoçar...

A parte da tarde foi mais gostosa e em vários momentos me emocionei... o hospital tem o projeto "Mãe Canguru", onde nós, participantes do Curso de Gestantes, colaboramos financeiramente para compras de cadeiras confortáveis e outros itens para as mães de bebês prematuros sentirem-se acomodadas no contato pele a pele com seus filhos, pois é disso que os pequeninos necessitam, desse contato, do calor dos pais por mais tempo possível para que a recuperação seja rápida e sadia. Várias fotos foram mostradas e me emocionei, claro...

A fonoaudióloga falou sobre o uso da chupeta... isso é um dilema, pois ao mesmo tempo em que traz malefícios futuros é a única forma que muitas mães encontram para acalmar seus filhos. Não sei se abrirei mão dela, isso somente saberei quando tiver passando pela situação de desespero! Cada choro tem um significado... fome, sono, posição ruim, colo, dor, atenção... mas também pode ser pura manha e acredito que nesses momentos, de puro "stress" do bebê é que a chupeta faz a função de calmante, o dengo necessário e solicitado naquela ocasião. Da mesma forma é o dedo na boca e esse gesto pode ser mais prejudicial ainda para a dentição no futuro... Bom, entre os dois, o melhor mesmo é ficar com a chupeta, pois para tirar ela do pequenino é menos difícil, pois o dedo faz parte do corpo dele e não tem como jogá-lo fora... rs.

Houve demonstração de diversas poses para amamentação, além da "clássica" passada de braço por baixo do bebê, a forma correta de segurar os seios, de levar o bebê ao bico, o cuidado com as rachaduras e fissuras do mamilo, que, neste caso, somente o banho de sol e o próprio leite materno são suficientes para a cicatrização dos machucadinhos... Houve também a demonstração da preparação do banho e higiene do bebê... Como eu era inexperiente no assunto, aprendi que nos primeiros meses um banho só é necessário, durante o dia e naquela banheirinha de plástico, onde primeiro deve-se fazer a higienização do bebê (claro) com álcool 70% e água morna (não precisa de lencinho umedecido, porque água é melhor do que qualquer outra coisa para lavar, a não ser que esteja em um local de difícil acesso à msma), lavar a cabecinha do bebê e depois o corpinho... ah, eu me perguntava o porquê do enxugador (fraldinha), já que teria a toalinha com capuz... a dúvida foi esclarecida e deve-se colocar o enxugar dentro da toalha e enxugar o bebê com ele e somente depois tirar e deixá-lo na toalinha... rs! O que eu queria mesmo aprender ela também ensinou (ueba), que é dar banho no Tummy Tub, o famoso ofurô para os bebês. Não sabia que era dado somente com água, sem usar sabonete e o ideal é dar à noitezinha, naqueles dias em que o bebê estiver stressado, porque como lembra o útero da mãe, ele acalma e, em muitos casos, acaba dormindo dentro do "baldezinho"... com certeza vou aderir à essa prática e já li em diversos blogs que as mães estão comprando um balde simples, usado somente para esse fim, pois o original Tummy tub custa por volta dos R$ 140,00... claro que também vou praticar essa ideia!!!

No último momento tivemos uma grande surpresa... pra mim, foi a melhor parte, chorei mt... tb, com o fundo musical favorecendo... rs. Cada um escreveu em um papelzinho uma mensagem para seu filho (a). Depois recebemos um balão com uma fita grande e amarramos a mensagem na pontinha... fomos para fora do auditório, fizemos um grande círculo... a pediatra responsável pelo curso falou e depois uma gravidinha fez uma oração... no mesmo momento todos soltaram os balões, que saíram voando sem destino colorindo o céu... foi lindo!!! Que Papai do Céu receba nossa mensagem né meu filho...

Ontem pude ter a certeza de que não estou sozinha e farei a minha parte para incluir marido na vida de nossa estrela... o curso foi primordial por isso também, ele se envolveu, se emocionou bastante e ficou mais bobo do que já é com nosso Davi.


Ah, já ia me esquecendo... como sempre... quando estávamos saindo para o cofee break vimos que teria sorteio de brindes... tinha umas sacolas de loja, uns livros e uma cesta enorme recheada de coisas... pensei comigo msma nossa, quem dera ganhar essa cesta... juro que pensei!!! Na volta, fui ao banheiro, mas como a fila estava "kilométrica" (normal para um encontro de grávidas né, ainda mais depois do lanche) e marido estava na porta me esperando... daí falou vem logo, já estão sorteando os brindes para as pessoas que estão no auditório... chegando ao meu lugar, nem sentei na cadeira e adivinha.. fui sorteada!!! e qual o brinde??? isso msm... ganhamos a cesta recheada de coisinhas para Davi... mamadeira, pente e escovinha, 01 pacotinho de fralda, toalha, creme preventivo de assaduras, repelente, algodão, gaze, cotonete, álcool 70%, remedinho antigazes, paracetamol, protetor com gel para os seios, talco, lencinho umedecido e sabonete. Bom d+ né... ainda mais para uma "penetra"... rs! Era para eu ir msm viu...

Bjo Bjo
Lalá e Davi

3 comentários:

Unknown disse...

Manda as fotinhas msmo pro meu e-mail por favor que eu posto tah'
Bjoo

A Mãe da Isabella disse...

OI Lá, como vc esta? E o Davi mexendo muito. Olha amiga, não fica na duvida não quanto ao chá, pra mim foi apertadissimo quase que não faço, e fiz bem simples mas fiz. E o melhos disso tudo é a satisfação de fazer uma comemoração de boas vindas para o baby. Eu tive poucos convidados e no decorrer do mês fui ganhando mais fraldas, e não exagerei nos preparativos, fiz uns lanches minhas irmãs ajudaram também , fiz os convitinhos as lembrancinhas com antecedência. E OCorreu tudo bém. E Hoje há ideias simples e legais assim como a decoração.Mudando um pouco de sunto. Eu eu quero te pedir umas diquinhas,vc tem seu proprio negocio, e eu estou prestes a arregaçar as mangas, Me manda seu email para eu tirar umas duvidinhas e pedir um help. bjuuuuus

InsPIRAÇÕES Maternais disse...

Ai, que delícia...
Você deve estar em estado de graça, né?!
E que sorte, heim menina! Fazer o curso e ser sorteada! Também adoro qdo ganho mimos.
Bjim =D
Gui.

Nossa Família...