quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pilates na Gestação

Sempre fui adepta à musculação. Meu último treino foi com personal trainer, pois sempre tive dificuldades de ganhar corpo e malhei durante 1 ano para ganhar 4kg de massa magra (musculatura), até decidimos abrir nossa loja de Adesivos Decorativos, a Decore, em Outubro do ano passado. Nesse meio tempo, entre a fabricação dos adesivos e a inauguração do stand (quiosque) no shopping, tive que dar adeus à essa vida e só pensar no lerê lerê... resultado: perdi, além dos 4k, mais 1 kg e continuei a mesma magrela de sempre... rs... mas vimos que o negócio não estava lucrando tanto assim, pois os gastos ultrapassavam as vendas. Acreditamos que tenha sido o local escolhido, pois não atraía o público que desejávamos/precisávamos. Marido trabalha com Película de Controle Solar e Comunicação Visual há 12 anos e como já pensávamos em ter uma loja física também, além do stand, iniciamos a reforma do subsolo da loja dele naquela mesma época e finalizamos em Janeiro deste ano... antes funcionava como depósito e hoje é a Decore Adesivos de Parede.

Passados 5 meses, ou seja, em Março deste ano, resolvemos fechar o stand e continuar com a loja física, o que foi beeeeeeeeeeeem melhor!!! Como Deus escreve certo por linhas tortas, eu já estava grávida, mas não sabia... só soube 1 mês depois e tudo se encaixou, pois como iria trabalhar das 08 às 22, indo de uma loja à outra estando grávida??? Haja pique né...

E aonde entra o pilates???

Parei de tomar pílula em novembro e já havia me programado para iniciar o pilates assim que sobrasse tempo... mas não sobrou... rs. Quando fechamos o stand pensei logo em iniciar, pois não queria voltar à musculação e ter que parar novamente caso engravidasse logo... Por conta do cansaço mesmo não iniciei logo, mas no mês seguinte e tudo aconteceu junto... soube que estava grávida e um dia antes tinha feito a aula experimental de pilates... desde então sou adepta à essa técnica, que recomendo à todas as pessoas, não só às grávidas.

Somente conheço o método pilates para gestantes, mas acredito piamente que ele faz milagres no corpo e na mente do ser humano.

Praticante há apenas 5 meses, percebi uma melhora absurda na minha posição e, consequentemente, nas dores da região lombar. Hoje sento mais ereta sem sentir um pinguinho de dor e as dores na lombar resultantes da gestação não são tão intensas assim e melhoram muito quando eu tenho aula. Percebi, também, que o método trabalha meu corpo, minha mente e minha respiração, pois me ajuda a manter o peso, tonifica e fortalece a musculatura das coxas, panturrilha, abdome, peitoral, braços e costas, sem contar na melhora da minha respiração, que hoje é mais lenta, mais certinha, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Também notei que outras amigas grávidas (são 5 comigo e todas praticamente no mesmo período) já estão inchadas há algum tempo e eu nem tanto... essa semana (juro!) que fui perceber um pouquinho de inchaço nos pés, mas nem tanto assim... É muito proveitoso o momento relax que tenho, nem que seja por 1 horinha só, pois fico sem pensar no que tenho que fazer, nas contas a pagar, na reforma para terminar, nos trabalhos a executar, nos clientes a visitar, enfim, aproveitando o momento para relaxar, fazer ginástica e sentir Davi comigo, pois ele adoooooooooora, mexe muito, super gostoso!

Antes de começar com as aulas pesquisei na net informações e encontrei várias, mas destaco algumas:

- "O pilates alivia desconfortos da gravidez. A prática evita a dor nas costas, alivia inchaços nas pernas e ainda colabora para um parto mais tranquilo. A modalidade alonga e fortalece a musculatura, principalmente a de abdômen, glúteos e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral."

- "O pilates na gestação melhora a circulação pélvica e elimina dores musculares devido a alterações da postura. O fortalecimento da musculatura pélvica, promove melhor sustentação desta região, além disso, a força abdominal e o trabalho da respiração também beneficiam o bebê com a melhora da oxigenação do organismo da mãe. Mas antes de iniciar a prática, consulte o seu médico! A contra-indicação é relativa e depende de cada caso. Mulheres que já praticavam exercícos, não possuem restrições. No caso de mulheres sedentárias, a indicação é a partir do terceiro mês, pois no primeiro trimestre ocorre a formação fetal e uma grande liberação hormonal que influencia todo corpo da mulher. O aumento da frequência cardíaca e da flexibilidade pode gerar uma sobrecarga nas estruturas."

"- O bebê também é beneficiado quando a mãe pratica Pilates. Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele; Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso e sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima!"

Sei que o método é um pouco mais oneroso do que outras atividades físicas, mas garanto que esse investimento vale a pena, tanto para a grávida como para o bebê. Eu mesma pratico somente 2 vezes por semana... quando iniciei comecei com 3 vezes, mas foi pesando no meu orçamento e diminuí para 2 e continuo sentindo os resultados benéficos, claro!!!

Exercite-se! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Muito menos que o bichinho da preguiça morda você!!! Rs...

Bjo bjo

Lalá e Davi

Nenhum comentário:

Nossa Família...